Tipicamente uma bancada ESD consiste em:
Superfície de trabalho ESD:
A superfície de uma bancada ESD deve ter uma resistência entre 1.0 x 109 Ω e 1.0 x 106 Ω. Estes valores são um requisito necessário para prevenir qualquer descarga eletrostática que possa danificar o produto. Para além disso previne também qualquer problema de segurança devido à descarga de altas voltagens.
Prateleiras:
Componentes eletrónicos e ferramentas de trabalho podem ser guardadas nas prateleiras. Para evitar a acumulação de cargas eletrostáticas estas necessitam de ser ESD. Na verdade, todos os componentes de uma bancada de trabalho devem ser ESD de forma a garantir a segurança do produto.
Bloco de gavetas:
Os blocos de gavetas em bancadas ESD tal como nas prateleiras devem ter superfícies dissipativas.
Pulseiras ESD:
Mesmo não sendo um elemento da bancada ESD, as pulseiras ESD são um equipamento necessário a este espaço de trabalho. Todos os operadores devem usar uma pulseira para garantir que não existem descargas eletrostáticas.
Cabos de ligação:
Todas as superfícies ESD e pulseiras devem estar ligadas a uma ligação terra comum. É importante estabelecer as ligações elétricas tendo em conta os parâmetros de segurança elétrica.
As nossas bancadas estão preparadas para utilização ESD garantindo, de acordo com a norma IEC 61340, a proteção dos produtos eletrónicos de descargas electrostáticas, prevenindo danos severos nos equipamentos. A nossa gama de bancadas é pensada para serem funcionais e ajustáveis e as suas características variam entre:
Veja aqui a nossa gama completa de bancadas ESD